quinta-feira, 14 de maio de 2015

Yoga e Vedanta em minha Vida!!!


O INICIO DE UM NOVO CAMINHAR

Era uma manha de julho. Minha mae me acordou as 5h30 para a aula de Yoga. Mas, na verdade, eu queria dormir – afinal, era uma adolescente de ferias. Durante a aula, muitos movimentos e respirações... Respira, respira, respira, e desmaio. E também, desisto.

Porem, no desenrolar de minha vida, existia uma grande busca pelo SER – eh, ele mesmo, com letra maiúscula – mas, quanto mais buscava, mais me frustrava pois a questão permanecia – quem realmente sou, e qual o proposito da vida?

Entre idas e vindas por cursos, leituras, dos mais variados temas, fui navegando pela onda do auto-conhecimento – e posso dizer que andei por todos os lugares possíveis e imagináveis. Ate que cai na Cabala. De cabeça, e coração.

Nos profundos ensinamentos da Cabala, ainda faltava algo. Algo ligado ao corpo, que eu nao sabia explicar.

Um belo dia, o diagnostico. Um câncer de pescoço. Ali, algo mudou – a cura, na minha cabeça e no meu coração era certa -  e realmente aconteceu – mas o grande ponto da doença era : o que esta experiência vai me ensinar?

Com a doença, comecei a questionar tudo isto, e me perguntar se realmente aquilo era necessário – e a grande questão era : “Em nome de que tudo isto?”. E assim, muitas mudanças na vida – inclusive, mudança de hábitos, de qualidade de minha vida.  

Comecei a estudar tudo que podia sobre ela, e como me curar – alias, uma dinâmica minha muito natural – tudo que vivo, gosto de estudar sobre o assunto, me aprofundar – e repassar, de alguma forma este conhecimento – e como coach, uma de minhas atividades, faco isto com prazer e alegria.

Minha busca sobre alimentação, me levou a Ayurveda – tema que me apaixonei, e que me ajudou muito no processo de cura – nao so pela alimentação, mas também, pela filosofia.

E ali, reacendeu a chama do Yoga, agora com a maturidade e a consciência de que nao precisava ser as 5h30 da manha do mes de julho. E me entreguei, mas a busca continuava.

Durante as aulas de Yoga, além dos asanas, buscava o que estava por tras – eu queria mais, e a Bia, minha professora, me falou sobre o Jonas Massetti (vedantaonline.org) 

Comecei com o curso on-line grátis, me inscrevi na turma regular – tinha um chamado no meu coração de me aprofundar neste caminho, por puro fluir, sem forcar. E ao mesmo tempo, a Ayurveda e o Yoga me acompanhavam.

Porem, dias antes do Vedanta Camp de fev/15, acordei e disse : nao da, realmente nao consigo entender nada do que o que esta sendo dito – esta muito difícil para mim – mas, no meu coração, o chamado era forte demais para desistir naquele momento.

Fui ao Camp como “ultima cartada” – e, confesso, entrei uma pessoa, e sai outra. Os ensinamentos ficaram cada vez mais claros, e realmente comecei a encontrar as respostas que por anos buscava : eu ja SOU aquilo que busco, a consciência imutável, e meu “personagem” precisa aprender a viver esta vida para se encontrar com este EU essencial. Precisa aprender que tudo no Universo eh uma única consciência, e que este Eu nao sera encontrado através de acoes e situações materiais, mas sim, através do conhecimento. E o grande esforço vem sendo o de praticar estes ensinamentos no dia-a-dia.


Assim, posso dizer, com gratidão e alegria, que minha jornada me trouxe ate aqui, com muitas bencaos e a certeza de que agora estou no caminho certo de SER! E que, este lindo caminho, eh uma estrada sem volta. 

Namaste!

(Texto desenvolvido para o programa de qualificacao de instrutores do vedantaonline.org - Leiam tambem o texto publicado de Bianca Vetoratto no vedantaonlie.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário